DAF23049
Tem dores nas pernas? Sente as pernas inchadas? Sofre de cansaço nas pernas? Não, não é normal e podem ser sinais e sintomas de Doença Venosa Crónica, uma disfunção das paredes e válvulas das veias das pernas que dificulta a circulação do sangue para o coração.
A Doença Venosa Crónica (DVC) é o nome dado à patologia caracterizada pela má circulação do sangue nas veias das pernas que flui em direção ao coração e que pode provocar os sintomas de que tanto se queixa — especialmente ao final do dia.
Veias saudáveis
Veias não saudáveis
Esta é uma patologia crónica e evolutiva que afeta as válvulas das veias, cuja função primordial é a de prevenir o refluxo do sangue causado pela gravidade, o que provoca acumulação de sangue nas veias das pernas. Consequentemente, sentirá as pernas pesadas, inchadas e com dor.
Se sofrer destes sintomas e não procurar um tratamento adequado, é provável que a doença evolua para complicações mais graves como as tão conhecidas varizes.
da população portuguesa sofre desta doença
dos doentes solicitam uma mudança de posto de trabalho
reformam-se antecipadamente devido ao elevado impacto negativo na qualidade de vida
Mulheres a partir dos
30 anossão atingidas com maior incidência
Fonte: Dor nas Pernas
Em Portugal, a DVC é responsável por um milhão de dias de trabalho perdidos por ano?
A Doença Venosa Crónica é uma consequência da evolução humana. Quando deixámos de nos movimentar com os quatro membros e passámos a andar em pé em apenas duas pernas, enfrentámos um desafio: como conseguir que o sangue retorne dos pés para o coração, contrariando o efeito da gravidade?
Para resolver esse problema, a natureza criou, com sabedoria, válvulas nas veias para ajudar o sangue a regressar até ao coração, prevenindo o refluxo. Quando as veias e as válvulas estão saudáveis, o sangue flui normalmente de volta ao coração.
Mas nos casos de Doença Venosa Crónica, quando existe uma inflamação que danifica as veias e as válvulas, o retorno do sangue para o coração é dificultado. Assim, o fluxo sanguíneo nas pernas pode ficar comprometido, causando a dor venosa e a sensação de pernas inchadas e pesadas, especialmente na zona dos gémeos e dos tornozelos.
Mulheres
Grávidas
Pessoas com excesso de peso
Pessoas cuja ocupação profissional obriga a longos períodos em pé ou sentado
Pessoas com histórico familiar de doença venosa
Se não for tratada, a evolução desta doença poderá conduzir a:
• Varizes visíveis que, muitas vezes, se revelam dolorosas;
• Edema e alterações tróficas com alterações na cor da pele.
• Daflon. Dor nas pernas e Doença Venosa Crónica. Disponível em: https://www.daflon.pt/dor-nas-pernas-e-doenca-venosa-cronica. (Acedido a 30 de janeiro de 2023)
• Dor nas pernas. Doença Venosa Crónica. Disponível em: https://www.dornaspernas.pt/doenca-venosa-cronica/. (Acedido a 30 de janeiro de 2023)
• Jornal Médico. A doença venosa crónica afeta 35% da população portuguesa. Disponível em: https://www.jornalmedico.pt/atualidade/42258-a-doenca-venosa-cronica-afeta-35-da-populacao-portuguesa.html. (Acedido a 30 de janeiro de 2023)
• Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (2011). Recomendações no diagnóstico e tratamento da Doença Venosa Crónica.