Dar as Pernas ao Manifesto

iniciativa   SÁBADO

apoio   Daflon 1000mg

DAF24076

senhora idosa a esticar as pernas ao fazer exercício

Seis hábitos essenciais para combater a DVC

Aprenda a combater a Doença Venosa Crónica com hábitos saudáveis e mudanças simples no estilo de vida. Saiba como melhorar a circulação sanguínea e aliviar a sensação de pernas pesadas e inchadas.

A Doença Venosa Crónica é, muitas vezes, desvalorizada mas sabia que se trata de uma condição comum que impacta milhões de pessoas em todo o mundo? A sensação de pernas pesadas, as cãibras noturnas, a dor, a dormência, a comichão e o inchaço nos pés são sinais e sintomas que podem afetar negativamente a qualidade de vida de uma pessoa. Embora existam tratamentos médicos, há também medidas simples e higieno-dietéticas que podem ajudar a aliviar as principais queixas.

Uma das formas de prevenir e controlar a Doença Venosa Crónica começa pela adoção de hábitos saudáveis no dia a dia que promovam uma boa circulação venosa.

1. Adote uma alimentação saudável e equilibrada

Incluir na dieta alimentos ricos em fibras, como legumes e cereais integrais, ajuda a prevenir a obstipação, evitando aumento da pressão abdominal e da pressão sobre a parede das veias. Comida processada, rica em sal e gordura, e alimentos que promovem a congestão venosa como o café, chá e especiarias também podem piorar os sintomas da doença. Evite igualmente o tabaco porque favorece o aparecimento de varizes. Já beber muita água é crucial para manter a circulação sanguínea saudável.

Pessoa pegando numa taça com comida saudável

Superalimentos para uma boa saúde venosa

• Espinafres

• Frutos vermelhos

• Beterraba

• Romã

• Alho

• Uvas

• Nozes

• Curcuma

• Frutos cítricos

• Pimenta-de-caiena

Senhora com roupa de ginásio

2. Controle o peso

O excesso de peso é responsável pelo aumento da pressão sanguínea nas veias. Mantenha um estilo de vida saudável, com uma alimentação adequada e prática regular de exercício físico, e vigie os níveis de colesterol para aliviar os sintomas de pernas e pés inchados.

3. Evite o uso de roupa apertada e saltos altos

Para evitar complicações da Doença Venosa Crónica, opte por utilizar vestuário mais largo e sapatos com saltos nem muito altos nem muito baixos que ajudem a facilitar a circulação venosa.

A roupa apertada comprime as veias e bloqueia a circulação do sangue nas pernas. Os sapatos de salto alto não oferecem um suporte adequado ao pé e os sapatos rasos aumentam demasiado a superfície de apoio do pé. Escolha sapatos apropriados com saltos moderados de 3 a 4 centímetros de altura para minimizar os problemas de circulação venosa.

Senhora com roupa branca e mala
Mulher grávida com material de ginásio

4. Faça exercício regularmente

Uma regra de estilo de vida indispensável é a prática de exercício regular. Quando os músculos dos pés e das pernas são exercitados, comprimem as veias, favorecendo a subida do sangue até ao coração. Experimente, pelo menos, uma atividade física como bicicleta, natação, ginástica, golfe ou dança para otimizar a circulação sanguínea. A caminhada é uma das melhores atividades para melhorar a circulação sanguínea, já que a planta dos pés é bem irrigada por vasos sanguíneos e funciona como uma bomba que movimenta o sangue.

Evite modalidades com movimentos bruscos, como o ténis e o basquetebol, que podem provocar variações na pressão do sangue das veias, levando à dilatação dos vasos e a uma menor circulação do sangue até à parte superior do corpo.

5. Mantenha uma postura ativa

Ficar em pé ou sentado, especialmente de pernas cruzadas, por longos períodos de tempo pode ser prejudicial para a saúde venosa das suas pernas. Todas estas posições favorecem a estase (estagnação do sangue nas veias). Se o seu trabalho assim o exige, faça intervalos e movimente-se sempre que possa. Em todas as circunstâncias, mesmo durante as viagens longas de carro ou avião, ande um pouco e exercite as pernas.

Mulher no escritório

Cuidados de noite para aliviar as dores nas pernas

Durante a noite, a circulação sanguínea diminui e o sistema venoso não é estimulado como durante o dia. Antes de adormecer, siga estas dicas:

• Enxague as pernas com água fria para ativar a circulação sanguínea;

• Deite-se e mantenha as pernas mais elevadas (10 a 15 centímetros) para diminuir a sensação de peso e cansaço;

• Realize movimentos de pedalar com as pernas ou faça movimentos circulares com os pés para estimular o funcionamento venoso.

6. Procure lugares frescos

As variações de temperatura modificam o comportamento das veias. A exposição das pernas ao calor como o sol, lareiras, depilação com cera, banhos quentes, aquecedores, jacuzzi ou sauna prejudica a circulação venosa. As temperaturas muito elevadas dilatam os vasos capilares e podem agravar a sensação de cansaço, inchaço e dor nas pernas e nos pés. Por outro lado, o frio é benéfico para a contração das veias e, por isso, deve procurar lugares frescos. Experimente caminhar à beira-mar, combinando exercício com a exposição ao frio da água.

Mulher na praia